Quando se fala em vendas e locações de imóveis muitos são os questionamentos e as dúvidas.

Ambas as atividades tem suas peculiaridades e precisam ser tratadas com muito cuidado e apreço.

Quando se fala em compra e venda de imóveis, alguns princípios básicos devem ser observados para que não aconteçam desilusões e prejuízos. Para evitar isso, seguem algumas dicas:

Em primeiro lugar, procure sempre a orientação de profissionais especializados, tais como, corretores de imóveis, administradores de imóveis e condomínios, engenheiros, advogados e profissionais da construção civil, onde cada um em sua área de atuação e conhecimento poderá orientar o cliente da melhor forma possível;

Com auxílio desses profissionais, apure as condições estruturais e físicas do imóvel, observando a presença de rachaduras e umidades; verifique toda documentação necessária, tanto do imóvel quanto de seus vendedores; utilizando-se de certidões; além de fazer mais de uma visita ao imóvel, em horários diferenciados, para averiguação da vizinhança.

Para o vendedor é necessária a verificação da legitimidade do comprador, para evitar fraudes, aborrecimentos e frustrações, como falsos compradores.

Quando o assunto é locação, os prejuízos normalmente são menores, mas não deixam de causar muitas dores de cabeça e aborrecimentos se feitos de maneira inadequada e sem orientação.

Uma maneira de evitá-los, é a locação ser feita através da contratação de uma imobiliária especializada, que irá elaborar o contrato e o laudo de vistoria inicial.

Deve-se tomar muito cuidado com documentações falsas, e consequentemente locações fraudulentas, onde em determinado momento, desaparecem inquilinos e fiadores, e sobram dívidas e problemas.

Pois bem, como visto, existem muitos pontos a serem vistos em uma venda e/ou locação de imóveis, para que não se tornem um problema para os envolvidos, que podem ser evitados, se as partes tiverem cautela e prudência no momento do fechamento de negócio, procurando sempre o auxílio de profissionais especializados.

Isso também não deve ser motivo para a não concretização da compra, venda ou locação de um imóvel, visto que além da necessidade de moradia, o sonho da casa própria é muito evidente e proporciona muita satisfação quando bem realizado.

Artigo elaborado por Hebert Ricardo Rossi, sócio da Impérium Imóveis.
Formado em administração de empresas pela FAM, corretor de imóveis, técnico em edificações e com várias especializações em locação e administração de imóveis.

Tire suas dúvidas